Economia

Ligação ferroviária Lisboa-Madrid: um passo significativo para a Europa

A Comissão Europeia destaca a ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid como exemplo da integração ferroviária, com 235 milhões de euros já atribuídos a Portugal para a construção.

A relação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid é considerada um projeto exemplar de interligação na Europa, permitindo que se percorra a distância de pouco mais de 600 quilómetros em apenas três horas. O comissário europeu para Transportes Sustentáveis e Turismo, Apostolos Tzitzikostas, sublinha que esta infraestrutura representa um esforço importante para promover viagens de comboio como uma alternativa sustentável e atraente entre as municípios europeus.

No contexto de uma recente reunião entre os governos de Lisboa, Madrid e Bruxelas, foram definidos os principais marcos e prazos para a concretização desta ligação, que se prevê vir a melhorar a conectividade em toda a União Europeia (UE). O projeto, que conta com a aprovação unânime dos Estados-membros, pretende integrar plenamente Portugal e Espanha na rede ferroviária de alta velocidade europeia, permitindo que, até 2030, os passageiros realizem a travessia em cinco horas e, até 2034, em apenas três.

A Comissão Europeia já contribuiu com 235 milhões de euros através do Mecanismo Interligar a Europa para a linha entre Évora e Elvas. Desde 2014, foram alocados cerca de 750 milhões de euros à Espanha para a linha de alta velocidade que conecta a Estremadura a Madrid.

O Ministério das Infraestruturas de Portugal anunciou que ambos os governos, em conjunto com Bruxelas, delinearam uma "estratégia ibérica" que inclui a conclusão da nova linha de alta velocidade entre Évora e Caia até 2025 e proporciona a operação da linha até 2026. Outras metas incluem a construção da segunda via entre Poceirão e Bombel a ser completada até 2029 e a finalização dos estudos da linha Lisboa-Évora até 2027.

Além disso, até 2034, está prevista uma ligação de alta velocidade que permitirá uma viagem de três horas entre as duas capitais, complementada pela implementação do sistema europeo de gestão de tráfego ferroviário em várias seções entre Lisboa e Madrid.

Este projeto é um componente fundamental da visão europeia para uma rede ferroviária moderna e eficiente. A Comissão Europeia, por seu lado, planeia apresentar um documento sobre esta rede de alta velocidade em início de novembro.

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