Lucro da Apple quase duplica, mas vendas do iPhone não impressionam
Apesar de vendas de iPhone abaixo do esperado, a Apple anunciou um lucro quase duplicado no último trimestre, impulsionado por um crescimento significativo em serviços e produtos Mac.
 
          
          
        No quarto trimestre do seu ano fiscal, que termina em setembro, a Apple reportou um lucro líquido de 27,5 mil milhões de dólares (23,8 mil milhões de euros), o que representa um aumento de 86% em relação ao ano anterior. Este desempenho surge mesmo com as vendas do iPhone, que totalizaram 49 mil milhões de dólares, um crescimento de 6% mas aquém das expectativas dos analistas.
A empresa lançou o iPhone 17 a 19 de setembro, pouco antes do encerramento do ano fiscal, mas as expectativas não se concretizaram.
Para suavizar o impacto das vendas do iPhone, a Apple viu os serviços, como a App Store, Apple Music e Apple TV, crescerem 15%, assim como as vendas de computadores Mac, que aumentaram 13%. Desta forma, a receita total alcançou os 102,4 mil milhões de dólares, superando ligeiramente as previsões.
No que diz respeito à performance geográfica, embora a China tenha registado uma ligeira queda nas receitas (-3,6%), a região europeia destacou-se com um incremento de 15%.