Economia

Mapfre reporta incremento de 26,8% no lucro até setembro, totalizando 829 milhões

O grupo Mapfre, de origem espanhola, registou um lucro de 829 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2024, impulsionado pelo setor não vida, conforme revelado em relatório recente.

A Mapfre, a seguradora espanhola, anunciou um lucro líquido de 829 milhões de euros entre janeiro e setembro de 2024, representando um crescimento de 26,8% em comparação com o mesmo intervalo do ano anterior, de acordo com os dados divulgados pela empresa.

Este aumento é atribuído, em grande parte, à evolução positiva do ramo não vida, como indicado na comunicação da Mapfre à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), entidade reguladora que corresponde à CMVM em Portugal.

As receitas totais da companhia ascenderam a 22.383,8 milhões de euros, traduzindo uma melhoria de 3,5%. O setor não vida, por sua vez, viu um incremento de 1,8%, com receitas que alcançaram 17.303,8 milhões de euros. No que diz respeito ao ramo vida, as receitas cresceram 9,7%, alcançando os 5.080 milhões de euros.

A rentabilidade do grupo demonstrou um crescimento consistente em todas as regiões e linhas de negócio. O desempenho na Península Ibérica, que engloba Espanha e Portugal, registou um aumento dos resultados de 22,5%, totalizando 347,3 milhões de euros, com as receitas por prémios a subir 9,3%, perfazendo 7.823,7 milhões de euros.

Em Espanha, as receitas cresceram para 7.508 milhões de euros, enquanto em Portugal alcançaram 316 milhões de euros. Contudo, a seguradora sinalizou que, por uma prudência financeira, contabilizou impactos extraordinários de 79 milhões de euros devido à deterioração parcial do fundo de comércio no México e à eliminação de ativos por impostos diferidos na Itália e na Alemanha. Sem esses fatores, o resultado total teria sido de 908 milhões de euros.

A Mapfre anunciou ainda que irá distribuir um dividendo de 7 cêntimos brutos por ação a ser pago a 28 de novembro, marcando a quarta vez consecutiva que a empresa aumenta o valor dos dividendos.

#Mapfre #LucroRecorde #InvestimentoSeguro