Ministra do Ambiente apresenta programas de eficiência energética esta terça-feira
Maria da Graça Carvalho revela os tão aguardados detalhes sobre os programas E-LAR e Bairros + Sustentáveis, com investimento de 100 milhões de euros, em Lisboa.

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, irá detalhar esta terça-feira, pelas 12h00, no Ministério do Ambiente e Energia em Lisboa, os programas E-LAR e Bairros + Sustentáveis. Estes programas contam com um investimento de 100 milhões de euros, destinados a aumentar a eficiência energética nas habitações e a combater a pobreza energética.
O E-LAR, em particular, visa conceder apoios às famílias para a compra de eletrodomésticos mais eficientes. Embora se previa que o programa tivesse início em junho, a sua implementação foi adiada. O governo anunciou que o E-LAR arrancará "em breve", e que a data de início poderá ser em setembro, segundo informações de vários meios de comunicação. O Notícias ao Minuto está a tentar obter confirmação junto da tutela.
O ministério esclareceu que a introdução do E-LAR será acompanhada por um esforço para garantir o conforto térmico nas habitações, através da substituição de equipamentos ineficientes e a gás por alternativas elétricas mais sustentáveis. Em comunicado, foi sublinhado que as famílias estão cada vez mais prioritárias na agenda do governo.
Além disso, o programa faz parte do pacote E-LAR – Bairros Sustentáveis, que foi aprovado pela Comissão Europeia e faz parte do Fundo Social para o Clima, que conta com um orçamento de 1,6 mil milhões de euros até 2030, visando proteger os cidadãos mais vulneráveis durante a transição energética.
As inscrições para o programa E-LAR são feitas presencialmente e, entre os eletrodomésticos elegíveis, incluem fogões, fornos e esquentadores.