Mundo

Terramoto de 6 graus atinge Kamchatka após tremor de 8,8

Hoje, um sismo de 6 graus afetou a península de Kamchatka, que já havia sido atingida por um forte tremor no final de julho, o mais intenso desde 1952.

10/08/2025 11:00
Terramoto de 6 graus atinge Kamchatka após tremor de 8,8

Hoje, a península russa de Kamchatka sofreu um sismo de magnitude 6, conforme indicado pelo Serviço Geofísico Unificado e reportado pela agência EFE. O epicentro do tremor localizou-se a 215 quilómetros da capital da península, a uma profundidade de 33 quilómetros.

Este evento sísmico ocorreu numa região conhecida pelo seu elevado nível de atividade sísmica e vulcânica, parte do Extremo Oriente russo. As autoridades informaram que poderão surgir réplicas nas próximas semanas, e os serviços de emergência permanecem em vigilância contínua.

O sismo recente segue-se a um tremor ocorrido a 30 de julho, com uma magnitude significativa de 8,8, que provocou a ativação simultânea de sete vulcões de Kamchatka pela primeira vez em quase três séculos. Os vulcões Bezimianni, Kambalni, Karimski, Kliuchevski, Krashenínikov, Mutnovski e Avachinski, que não estavam ativos ao mesmo tempo desde 1737, voltaram a mostrar sinais de atividade depois do forte terramoto.

Kamchatka, parte do Círculo de Fogo do Pacífico, alberga cerca de 30 vulcões ativos, de um total de quase 130, e é Património Mundial da UNESCO desde 1996.

#Kamchatka #Sismo #Vulcões