Tech

Wikipédia defende-se após lançamento da Grokipedia de Elon Musk

Após a xAI de Elon Musk apresentar a Grokipedia, a Wikipédia reage sublinhando o seu compromisso com o conteúdo gerado por humanos, em contraste com a nova plataforma de IA.

A xAI, a empresa fundada por Elon Musk, revelou recentemente a Grokipedia, uma nova plataforma que pretende ser uma alternativa à Wikipédia, com mais de 885 mil artigos criados através da Inteligência Artificial Grok. Contudo, a Wikipédia não tardou a responder, reafirmando a sua posição única no universo digital.

Segundo informações divulgadas pelo site Business Insider, numa comunicação dirigida aos utilizadores nos Estados Unidos a solicitar doações, a Wikipédia enfatiza a sua natureza humanizada, distinta da abordagem automatizada da Grokipedia. “Após quase 25 anos, a Wikipédia continua a ser a Internet que idealizámos - desenvolvida por pessoas e não por máquinas”, afirma a mensagem divulgada pela enciclopédia colaborativa. “Embora não seja infalível, a nossa plataforma não se destina a promover uma visão específica. [A Wikipédia] é gerida por uma entidade sem fins lucrativos, ao contrário das grandes tecnológicas ou de qualquer milionário”.

Com esta declaração, a Wikipédia reforça o seu compromisso com a autenticidade e a diversidade de perspectivas, aliando-se à sua comunidade de colaboradores ao longo de mais de duas décadas de existência.

#Wikipédia #InteligênciaArtificial #Grokpedia